
A Nossa História
Bill Hull
Brandon Cook
Em 2014, Bill Hull, de 68 anos, e Brandon Cook, de 34, decidiram unir forças para resolver um problema e iniciar um movimento. O problema era que o evangelho predominante ensinado na igreja americana tornava quase impossível fazer discípulos semelhantes a Cristo. Eles determinaram que o evangelho americano é aquele em que você pode se tornar um cristão, mas não necessariamente seguir a Jesus. Isso dividiu a salvação em duas partes, conversão e discipulado. Tem sido pregado que a conversão é necessária, mas o discipulado é opcional. Isso é o que Dietrich Bonhoeffer chamou de “graça barata”. Esse evangelho, popularizado em meados de 1800, continua sendo a norma; tornou-se um artefato cultural. Isso fez com que o Evangelho fosse substituído pelo Plano de Salvação. Criou-se uma dificuldade para os líderes da igreja que entendem o problema, mas agora devem persuadir aqueles que se converteram a assumir o mandato de discipulado como parte de seu contrato de salvação. O evangelho que está sendo pregado hoje é amplamente focado no eu, centrado apenas no perdão, promove a prosperidade e principalmente faz a pergunta: “Como estou indo?” Esta não é a vida para a qual Cristo nos chamou. Um discípulo cristão vive para os outros, está engajado na missão e toma sua cruz, deixando de lado os caminhos egoístas.
Como disse Bonhoeffer, “Jesus foi um homem para os outros; nós, como seus discípulos, devemos viver para os outros”. É por isso que é quase impossível fazer discípulos semelhantes a Cristo a partir de nosso evangelho de não discipulado. O evangelho que você prega e vive determina os discípulos que você faz. Hull e Cook decidiram “começar pequeno e pensar grande”. A decisão foi trabalhar com líderes do “quarto solo” que renderiam um aumento de 30, 60 ou 100%. Eles sabiam que um movimento deve começar com homens e mulheres que foram mudados. Como resultado, eles começaram a estabelecer coortes de cinco a oito líderes em 2015. Naquela época, Bill e Brandon lideravam duas coortes. Em 2016, eles e líderes recém-treinados lideraram sete coortes. Nos anos de 2017 e 2018 tiveram um crescimento exponencial com 21 e 29 coortes, respectivamente. O Projeto Bonhoeffer se multiplicou rapidamente em pouco mais de seis anos, com mais de 100 coortes até o momento.
O que causou esse aumento? Deus está fazendo uma boa obra por meio dessas coortes. Em um ano, os membros de uma coorte se reunirão por cerca de quatro horas por mês para dez sessões. Entre as reuniões, os líderes trabalham nos projetos que recebem, completam a leitura designada e se comunicam com o líder da coorte. O primeiro terço do ano é focado em mudar mentes, o PORQUÊ das coisas, com foco no próprio Evangelho. O objetivo é fazer com que os membros lutem com o conceito em seu contexto e adotem um evangelho que inclua o discipulado como parte integrante da salvação. O terço médio do ano coloca o foco na mudança de corações. Isso é construído em torno da definição de um discípulo e como ir e fazer discípulos. Como você sabe se você realmente fez um discípulo? Este é O QUE. O último terço do ano é centrado no COMO. O líder então trabalhará no desenvolvimento de um plano que se encaixe em seu contexto e terá a oportunidade de trabalhar.
Espera-se que leve de quatro a cinco anos para criar o ambiente e a infraestrutura que permitirão que a congregação ou ministério local se torne um movimento de fazer discípulos. Portanto, coortes de anos adicionais são fornecidas. No segundo ano, um líder pode retornar a uma coorte e se tornar um treinador aprendiz. Outra opção é a questão de uma alma satisfeita. Muitos dos líderes são inquietos e não têm base suficiente para serem líderes formadores de discípulos. Conforme apresentado acima, as coortes lidam com o PORQUÊ, O QUE e COMO. Agora, o QUEM foi adicionada ao examinar o que Deus está fazendo no líder. Isso se baseia na realidade de que, se você quiser desconstruir o evangelho, a infraestrutura do ministério e o líder também devem ser desconstruídos.
Desde 2021, o Projeto Bonhoeffer tem mais de 30 professores representados em nossa Equipe Nacional de Liderança (EUA), Representantes Regionais, Líderes de Coorte e equipe de apoio administrativo nos Estados Unidos e no exterior. Estamos expandindo globalmente em ritmo acelerado e atualmente temos coortes em andamento na Argentina, Camarões, Reino Unido e Índia. Em um futuro próximo, também lançaremos coortes no Brasil, Quênia, Lituânia, México, Coreia do Sul e Rússia.